Desenvolvimento Institucional
About Us
Fundo de Desenvolvimento Institucional
O Fundo Regenerativo de Desenvolvimento Institucional (Fundo DI) é gerido pela Associação Nossa Cidade em parceria com o Programa Sabiás da PUC Minas. O objetivo do Fundo DI é fortalecer organizações da sociedade civil e coletivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por meio de assessorias, networking, treinamentos e demais ferramentas para que as organizações ampliem sua capacidade de atuação com impacto, autonomia e sustentabilidade. As organizações selecionadas à participar do Fundo DI recebem apoio para:
Os cursos são oferecidos por parceiros como a PUC Minas, Umanitar Target Teal Rede Dragon Dreaming entre outras instituições reconhecidas, com foco em metodologias e tecnologias sociais de caráter participativo nos seguintes temas:
- Capacitação em inteligência artificial (IA) voltada ao terceiro setor
- Governança
- Planejamento estratégico
- Monitoramento e avaliação
- Gestão e desenvolvimento de pessoas
- Diversidade e inclusão
- Comunicação
- Captação de recursos e mobilização de parcerias
- Gestão administrativo-financeira
- Gestão jurídica
- Gestão do conhecimento
- Tecnologia e inovação
- Marketing digital
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
No momento da inscrição, a organização ou coletivo deve se apresentar, indicar seu projeto ou ideia inicial e como utilizaria os recursos disponibilizados para o seu próprio desenvolvimento institucional. Não se preocupe pois esse projeto será refinado ao longo do programa, mas será de grande valia para entendermos qual o ponto de partida da organização em sua jornada de desenvolvimento. Todas as atividades propostas no programa têm caráter facultativo, sendo que cada organização pode escolher seu próprio ritmo. Como primeiro passo, uma pessoa facilitadora do fundo regenerativo organizará algumas reuniões com sua equipe a fim de realizar um diagnóstico de necessidades de desenvolvimento institucional e a escolha de uma área para ser trabalhada (ex: comunicação, captação de recursos, formalização do coletivo, etc). Alternativamente, a própria organização poderá realizar um auto-diagnóstico com as ferramentas disponibilizadas abaixo. Após o diagnóstico, a pessoa facilitadora irá ajudá-los a construir um plano de capacitação. Com base nessa informação, disponibilizamos oportunidades de treinamento em diversas áreas e eventos correlatos, com os custos inteiramente pagos pelo fundo regenerativo. Após as capacitações, é a hora de preparar um plano de desenvolvimento institucional que contemple melhorias ou experimentos na área em que houve a capacitação, sendo que será disponibilizado até R$ 3.000 para custear essa intervenção. Nosso compromisso é impulsionar iniciativas que atuam de forma regenerativa em seus territórios, fortalecendo suas estruturas internas para que possam florescer com mais potência e resiliência.
Ferramentas de autodiagnóstico: