20 novembro: Dia de Memória, Resistência e Futuro
O projeto é a realização um evento cultural, educativo e comunitário no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares e ao Dia da Consciência Negra, agora reconhecido como feriado nacional.
A proposta é criar um espaço de valorização da cultura afro-brasileira e da ancestralidade negra, com a participação ativa de todos quilombos de Brumadinho.
O evento pretende estimular o reconhecimento da contribuição histórica do povo negro, fortalecer a diversidade cultural no município e reafirmar o combate ao racismo estrutural e todas as formas de preconceito, promovendo diálogo, arte e consciência crítica no território.
A proposta é um dia de apresentações culturais incluindo as ordens do congado, Moçambique, corais, dança e teatro com as crianças e a realização do almoço coletivo e gratuito de confraternização durante as festividades , promovendo o fortalecimento dos laços comunitários e a valorização da culinária quilombola e conta com a estimativa de 350 pessoas dentre quilombolas, população de Brumadinho e pesquisadores de diversas universidades do Brasil.
Em conjunto, o momento será cuidadosamente registrado por meio de fotos e vídeos profissionais, valorizando os olhares e a participação de toda comunidade. Esse material irá compor um acervo digital da memória do encontro e permitirá que as futuras gerações conheçam e se inspirem nessa história coletiva.
Como usarei o dinheiro:
Parte dos investimentos para realização do almoço e a contratação de fotógrafos e videomaker.
Um pouco sobre mim:
Sou Janaína, mais conhecida como Sarru, sou mulher preta, quilombola e desde então me comprometo com meu povo que sejamos mais vistos, que a gente não fique escondido, deixar mostrar nossas artes, nossas culturas, o que nós sabemos. E nós temos carregado conosco a nossas ancestralidades, os nossos ensinamentos, dos nossos antepassados. E isso é uma coisa que nós pretos, quilombolas, brancos, índios, pardos, de todas as cores, hoje em dia ainda existe o racismo e nós devemos bater um basta nisso.
Valor aprovado:
R$2.500
Qual a transformação ou impacto você quer gerar com a realização da sua ideia?
Fortalecimento da identidade negra em Brumadinho através da participação comunitária ativa dando visibilidade para o povo quilombola e sensibilização da população sobre igualdade racial. Para que a identidade do povo negro seja reconhecida para além da história da escravidão, com foco no acesso pleno aos direitos, na reparação histórica e no tratamento com equidade. Ao reforçar a presença negra nos territórios e suas potências culturais, sociais e políticas, o evento pretende contribuir para a construção de um futuro livre de racismo e mais justo para todos registrando nossa cultura para as próximas gerações.
Qual outra forma não-financeira em que o projeto pode ser apoiado?
Fornecimento de água mineral , material descartável para servir o almoço, gás,
(Para ajudar, entre em contato com Janaina da Conceição Araújo · melinalvess@gmail.com · 31 99626-3160)